Translate

sábado, 4 de maio de 2013

A abordagem policial é o momento mais crítico durante o serviço policial. Muitas vezes, abordagens e tentativas de abordagens acabam em perseguição. Durante a perseguição todos integrantes devem se valer do equilíbrio emocional.
Abordagens a veículos como carros e motos (os mais rotineiros) deve ser aprimorados dia após dias, através de treinamentos e técnicas que tragam segurança para a guarnição. As técnicas de abordagens sempre serão as mesmas, mas para cada abordagem executada sempre haverá uma particularidade como suspeitos alcoolizados, com pendências em documentação, suspeitos de crimes naquela hora.
A adrenalina vem como um relâmpago para a guarnição, principalmente para o motorista. Simplesmente a equipe não deve apenas pensar que todo perseguido é bandido e que, também  o trânsito não tem como perceber de imediato a necessidade de uma viatura policial que pede passagem. 
Alguns fatores  SEMPRE deverão estar presente no momento de uma perseguição, tanto na mente do motorista quanto da equipe:

-Calma. Apesar da adrenalina o condutor da viatura e a equipe deve perceber que sempre enfrentará obstáculos como filas de carros, sinais e principalmente pedestres;
- Respeito pelas normas de trânsito. Não será sirenes e intermitentes que irá impedir de você causar um acidente. Se há na pista uma sinalização do tipo " área escolar" redobre a atenção, diminua se possível a velocidade pois a ocorrência de perseguição a um simples suspeito, poderá acabar em uma ocorrência de morte onde você será o acusado.
- Limitação de equipamento. Uma viatura em má condição de uso nem sempre é o ideal, mas como sabemos que as viaturas (pelo menos do RN) não passam por manutenção preventiva  e revisões de fábrica, assim o motorista e sua equipe deve perceber que a viatura poderá não corresponder àquele momento devido a falhas mecânicas não sanadas e peças desgastadas como pastilhas de freios, pneu careca, embreagem desgastada etc;
-Segurança da equipe, primordial. Se os preceitos acima não forem seguidos pode ter certeza as consequências serão tão graves quanto o crime que o suspeito perseguido cometeu.

Ainda existem vários fatores que devem estar massificados na mente de uma guarnição. Esses acima, creio que são os principais, calma, respeito ao trânsito( pedestres, sinais, velocidade na medida do possível), limitação de equipamento e segurança da equipe , devem ser levados a risca, pois uma viatura pode se tornar uma arma letal nas mãos daqueles que acham que uma viatura policial é imune às leis de trânsito.
Abaixo um vídeo de uma perseguição bem sucedida pela PRF. Foram mais de 10 minutos de perseguição, mas observem a calma e atenção de toda guarnição com os cuidados necessários para não atrapalhar o trânsito, causar outros acidentes e a todo momento observando quem estava dentro do veículo, se estavam armados e a melhor localização para o momento da abordagem ser feita de modo seguro.



1ª Parte


2ª Parte


Nenhum comentário:

Postar um comentário