Translate

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Veraneios - C1416, 6CC, Gasolina

O meu primeiro contato com uma viatura policial foi ainda pequeno nos meu 12 para 13 anos. Era uma Veraneio (acho que uma 80) da Polícia Federal. Por meu pai ser PF, de vez em quando ia em seu trabalho e tinha oportunidade de ficar olhando aquelas Veraneios no pátio.
Como dito em uma matéria sobre a Veraneio na Quatro Rodas(Junho, 2002)-"Advertência: essas fotos podem provocar frio na espinha, dor no estômago e outros sintomas de ansiedade."
Um veículo utilizado desde o Golpe de 64 pela repressão e até meados da década de 1990. Seu estigma vem também com a letra da música da banda Capital Inicial com Veraneio Vascaína, que se referia a polícia da época. Veja um trecho:

"Toda pintada de preto, branco, cinza e vermelho
Com números do lado, e dentro dois ou três tarados
Assassinos armados e uniformizados
Veraneio Vascaína vem dobrando a esquina[...]"

         O famoso "Camburão"

Derivada da pickup Chevrolet Brasil, foi lançada em 1964 sob o nome de C-1416 no Salão do Automóvel da época. Só depois de 5 anos é que veio o nome Veraneio. Adotado na época por toda autoridade policial, o seu motor 6 cilindros na época não fazia feio, disse a quatro Rodas da época, que fez um teste em sua edição de março de 1966. 
De acordo com a Quatro Rodas, "Com quase duas toneladas e motor de 142 cavalos, a C-1416 chegou aos 145 km/h e fez de 0 a 100 km/h em 20,7 segundos, marca considerada "formidável" pela revista. Em compensação, não era fácil sustentá-la: percorria de 3,8 a 4,8 quilômetros com 1 litro de gasolina no trânsito urbano e na estrada não passava dos 5,5 km/l."
Com um câmbio macio na coluna de direção e três marchas a frente é de invejar aos utilitários de hoje.A Veraneio deixa em 1989 em São Caetano do Sul- SP a linha de produção.

 Abaixo o link da edição do teste das primeiras Veraneios.
Logo abaixo na sequência: 

Veraneio (conhecida como Mu-HA) da Força Pública de SP (Extinta em 1970- hoje Polícia Militar).

A conhecida da Polícia Federal- Operou até o fim da década de 1990.

ROTA- Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar- Saída do Batalhão

Comando COBRA- PMSP

ROTA Comando





Nenhum comentário:

Postar um comentário